Coach: o que é? Você precisa de um?
Tanto o coaching quanto o mentoring são processos que permitem que clientes individuais e corporativos atinjam seu pleno potencial. Coaching e mentoring compartilham muitas semelhanças, por isso faz sentido descrever as coisas comuns que os coaches e mentores fazem se os serviços são oferecidos em um papel remunerado (profissional) ou não remunerado (filantrópico).
O que é coach?
O segmento comum unindo todos os tipos de coaching e mentoring é que esses serviços oferecem um veículo para análise, reflexão e ação que, em última análise, permitem que o cliente atinja o sucesso em mais uma das áreas de sua vida ou trabalho.
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O coaching é um processo que permite que o aprendizado e o desenvolvimento ocorram e, portanto, o desempenho melhore. Para ser bem-sucedido, o Coach requer conhecimento e compreensão do processo, bem como a variedade de estilos, habilidades e técnicas apropriadas ao contexto em que o coaching ocorre.
Mentoring é ajuda offline de uma pessoa para outra na realização de transições significativas no conhecimento, trabalho ou pensamento
A diferença entre coaching e mentoring
Como pode ser visto acima, existem muitas semelhanças entre coaching e mentoring! O mentoring, particularmente em seu sentido tradicional, permite que um indivíduo siga o caminho de um colega mais velho e mais sábio, que pode transmitir conhecimento, experiência e abrir portas para outras oportunidades fora do alcance. Coaching, por outro lado, geralmente não é realizado com base no fato de que o coach tem experiência direta do papel ocupacional formal de seu cliente, a menos que o coaching seja específico e focado em habilidades.
Dito isto, existem profissionais que oferecem seus serviços sob o nome de mentores, que não têm experiência direta das funções de seus clientes e outros que oferecem serviços sob o nome de coaching. Portanto, a moral da história é que é essencial determinar quais são as suas necessidades e garantir que o coach ou mentor possa lhe fornecer o tipo e o nível de serviço de que você precisa, seja qual for o serviço.
Coaching de negócios e orientação
O desenvolvimento organizacional, as mudanças provocadas por fusões e aquisições, bem como a necessidade de fornecer apoio aos funcionários-chave por meio de uma mudança de função ou carreira, são muitas vezes catalisadores, que inspiram as empresas a buscar orientação ou orientação.
Ao mesmo tempo, o coaching e o mentoring eram reservados para gerentes seniores e diretores da empresa, e agora está disponível para todos como uma ferramenta de desenvolvimento profissional ou pessoal. O coaching e o mentoring também estão intimamente ligados às iniciativas de mudança organizacional, a fim de ajudar os funcionários a aceitar e adaptar-se às mudanças de maneira consistente com seus valores e objetivos pessoais.
Coaching e mentoring, ambos focados no indivíduo, podem aumentar o moral, a motivação e a produtividade e reduzir a rotatividade de pessoal à medida que os indivíduos se sentem valorizados e conectados com pequenas e grandes mudanças organizacionais. Essa função pode ser fornecida por treinadores ou mentores internos e, cada vez mais, por agências de coaching profissional.
Os programas de coaching e mentoring geralmente são populares entre os funcionários, já que o coaching alcança um equilíbrio entre o cumprimento das metas e dos objetivos organizacionais, levando em conta as necessidades de desenvolvimento pessoal de cada funcionário. É um relacionamento de mão dupla com a organização e o funcionário obtendo benefícios significativos.
Há também uma tendência crescente para que os indivíduos assumam maior responsabilidade por seu desenvolvimento pessoal e profissional, e mesmo aqueles que estão empregados em grandes organizações não estão mais confiando nos empregadores para lhes fornecer todas as suas necessidades de desenvolvimento de carreira. Houve um aumento no número de indivíduos contratando treinadores e mentores em uma base privada. Alguns estão procurando por uma mudança de carreira, mas muitos também estão buscando maximizar seu potencial com um empregador existente ou alcançar um maior equilíbrio com o trabalho e a vida doméstica.
Coaching e Mentoring executivo
Há uma grande quantidade de sobreposição entre coaching de negócios e executivo ou mentoring. Muitas pessoas vão oferecer um ou outro serviço, mas há um crescente corpo de profissionais no Reino Unido que estão se chamando de coaches e mentores executivos e estão se diferenciando do mercado. As principais diferenças entre coaching e coaching de negócios e executivos são que treinadores e mentores executivos normalmente:
- Tem um histórico em funções profissionais e executivas
- Trabalham exclusivamente com os “passageiros mais experientes” ou com aqueles que têm potencial para ser um grande passageiro
- Trabalham no conselho ou no nível de CEO dentro de organizações de alto perfil ou “blue-chip”
- Oferecem total confidencialidade
- Trabalham com potenciais “capitães da indústria” e líderes empresariais de alto perfil
Coaching e mentorintg de desempenho
Muitos clientes de coaching procurarão coaching ou mentoring para melhorar o desempenho, em vez da correção de um problema de desempenho. Coaching e mentoring demonstraram ser uma intervenção altamente bem sucedida nestes casos. Quando uma organização está pagando taxas de prêmio pelos serviços de desenvolvimento, o desempenho é geralmente o principal retorno que eles estão procurando. Mesmo que um executivo ou gerente receba apoio no equilíbrio entre trabalho e vida doméstica, será com o objetivo de aumentar sua eficácia e produtividade no trabalho e não por razões mais altruístas. Coaching de desempenho deriva suas bases teóricas e modelos de psicologia de negócios e esportes, bem como abordagens de gerenciamento geral.
Coaching e orientação de habilidades
Coaching de habilidades tem algumas semelhanças com o treinamento individual. Coaches e mentores de habilidades combinam uma abordagem holística para o desenvolvimento pessoal com a capacidade de se concentrar nas principais habilidades que um funcionário precisa desempenhar em sua função. Coaches e mentores de habilidades devem ser altamente experientes e competentes no desempenho das habilidades que ensinam.
As funções de trabalho estão mudando a uma taxa cada vez maior. Os programas de treinamento tradicionais são muitas vezes inflexíveis ou genéricos para lidar com esses requisitos de movimentação rápida. Nesses casos, o coaching de habilidades um-para-um permite uma abordagem “just-in-time” flexível e adaptativa para o desenvolvimento de habilidades. Também é possível aplicar o coaching de habilidades em ambientes “ao vivo” em vez de afastar as pessoas do trabalho para uma “sala de aula”, onde é menos fácil simular o ambiente de trabalho.
Os programas de coaching de habilidades são feitos especificamente para o indivíduo, seu conhecimento, experiência, maturidade e ambições, e geralmente se concentram em atingir uma série de objetivos, tanto para o indivíduo quanto para a empresa. Esses objetivos geralmente incluem o indivíduo ser capaz de realizar tarefas específicas e bem definidas, levando em conta as necessidades pessoais e de desenvolvimento de carreira do indivíduo.
O que o diferencia é que, como qualquer boa intervenção de desenvolvimento pessoal ou profissional, ela é baseada em uma avaliação da necessidade em relação ao cargo, fornecida de maneira estruturada (mas altamente flexível) e gera resultados mensuráveis de aprendizado e desempenho. Essa forma de treinamento de habilidades provavelmente se concentrará puramente nas habilidades necessárias para desempenhar a função de trabalho, embora possa adotar uma abordagem facilitadora de coaching em vez de um estilo de “contar” ou diretivo.
Coaching e mentoring pessoal
Os serviços pessoais ou de “coaching de vida” cresceram significativamente no Brasil na última década. Treinadores pessoais podem trabalhar cara-a-cara, mas os relacionamentos baseados em e-mail e telefone também são muito comuns. Esses treinadores e mentores atuam em funções de grande apoio àqueles que desejam fazer com que alguma forma de mudança significativa aconteça em suas vidas.
Os coaches oferecem aos seus clientes um ambiente de apoio e motivação para explorar o que desejam na vida e como podem alcançar suas aspirações e satisfazer suas necessidades. Ajudando o cliente a se comprometer com a ação e sendo uma caixa de ressonância de suas experiências, o coaching permite ao indivíduo o espaço pessoal e o suporte de que ele precisa para crescer e se desenvolver. O principal papel do coach é geralmente ajudar o cliente a manter a motivação e o comprometimento necessários para atingir suas metas.
Em muitos casos, o coaching pessoal é diferenciado do coaching de negócios puramente pelo contexto e pelo foco do programa. O coaching de negócios é sempre conduzido dentro das restrições impostas ao indivíduo ou grupo pelo contexto organizacional. Coaching pessoal, por outro lado, é tomado inteiramente da perspectiva do indivíduo.
Como o coaching e o mentoring se comparam aos serviços profissionais relacionados?
Formas tradicionais de treinamento: Transferência por grosso de novas habilidades, por ex. mudança de procedimentos, novos sistemas (por exemplo, treinamento de aplicativos de software), nova função de trabalho. Os programas são na sua maioria genéricos e não adaptados às necessidades individuais. Em geral, os delegados precisam completar os módulos padrão, portanto, há pouco espaço para adaptar o programa às informações, habilidades ou preferências existentes. Nem sempre é suficientemente semelhante ao ambiente de trabalho “ao vivo” para garantir a transferência efetiva de habilidades. Mais adequado para a transferência de conhecimento e certas habilidades, em vez de desenvolver qualidades ou competências pessoais
Aconselhamento: Explore questões e problemas pessoais por meio de discussões, a fim de aumentar a compreensão ou desenvolver uma maior autoconsciência. O objetivo do aconselhamento é levar o cliente a ações autodirecionadas para atingir seus objetivos. Coaching e aconselhamento compartilham muitas habilidades essenciais. No entanto, conselheiros profissionais trabalham com questões pessoais em profundidade muito maior do que geralmente seriam explorados dentro de um contexto de coaching.
Orientação do treinamento: As atividades de desenvolvimento são projetadas para atender às necessidades pessoais do cliente (sejam relacionadas à aspiração ou ao desempenho) e aos estilos de aprendizado. Aperfeiçoa e desenvolve habilidades. Pode se concentrar nas habilidades interpessoais, que não podem ser prontamente ou efetivamente transferidas em um ambiente de treinamento tradicional. Fornece aos clientes contatos e redes para auxiliar na promoção de suas carreiras ou aspirações de vida. Realizado no ambiente “ao vivo” ou off-line. Altamente eficaz quando usado como meio de apoiar iniciativas de treinamento para garantir que as principais habilidades sejam transferidas para o ambiente “ao vivo”. Treinadores e mentores transferem as habilidades para o cliente, em vez de fazer o trabalho para eles.
Consultoria: O foco está no desenvolvimento de práticas, processos e estrutura organizacional. Papel geralmente mais estratégico e freqüentemente usado para instigar e projetar amplos programas de mudança Consultoria frequentemente envolve consultoria especializada sobre questões específicas e processos organizacionais. Consultores são frequentemente trazidos para fornecer “soluções” específicas para problemas e necessidades de negócios O consultor lidera o trabalho para a organização: embora o aprimoramento do funcionário / cliente possa ser uma parte contratual do serviço, geralmente não é o objetivo principal. O termo coach consultor é frequentemente usado quando o coach é externo à organização e, portanto, oferece serviços em uma base “externa” ou de “consultoria”. Isto não é, no entanto, o mesmo que a consultoria em si.
Coaching e mentoring tem sido oferecido por empresas de consultoria por muitos anos, embora não seja especificamente “consultoria”. Apenas recentemente as pessoas começaram a desenhar uma distinção que, em alguns casos, como a distinção entre coaching e mentoring, não é útil em distinguindo entre eles.
O coaching não é apenas uma terapia com outro nome?
O coaching não é necessariamente “terapia” por outro nome, embora os principais fundamentos teóricos, modelos e técnicas tenham suas origens no campo da psicologia e terapias associadas, como Gestalt e terapia cognitivo-comportamental, que têm amplas aplicações em contextos organizacionais e pessoais.
A principal diferença entre o coaching e as terapias é que o coaching não busca resolver os problemas subjacentes mais profundos que são a causa de problemas sérios como baixa motivação, baixa autoestima e baixo desempenho no trabalho. Os programas de coaching e mentoring estão geralmente mais preocupados com as questões práticas de estabelecimento de metas e obtenção de resultados dentro de escalas de tempo específicas.
Coaching e mentoring geralmente são iniciados com base na premissa de que os clientes são autoconscientes e “completos” e selecionaram coaching ou mentoring porque não requerem uma intervenção terapêutica. É possível que alguém que tenha problemas subjacentes tenha sucesso em um contexto de coaching, mesmo se os problemas subjacentes não forem resolvidos. Se, no entanto, um cliente se tornar “preso” e o programa de coaching ou de orientação não estiver obtendo os resultados desejados, então uma intervenção psicológica ou terapêutica pode ser necessária para que o cliente avance e atinja seus objetivos.
Os programas de treinamento de mentores e treinadores, que normalmente são bastante curtos, não têm o objetivo de qualificar os técnicos para conduzir uma avaliação sobre se alguém precisa de uma intervenção terapêutica, em vez de um treinamento ou orientação. Isso é motivado em parte pelas restrições e barreiras profissionais que tradicionalmente têm sido colocadas em torno da psicologia e das terapias, mas é principalmente devido ao fato de que a avaliação psicológica é um processo complexo que requer treinamento especializado. Treinadores e mentores profissionais, no entanto, ficam sempre atentos à possibilidade de que um cliente possa ter ou possa desenvolver problemas ou problemas para os quais o coaching ou mentoria por conta própria não é suficiente.
O progresso do cliente é sempre monitorado e os treinadores e mentores observam os sinais que podem indicar que um cliente precisa de uma avaliação por um terapeuta treinado. Alguns treinadores encaminharão um cliente para um terapeuta apropriado, se isso for considerado útil. Outros treinadores conduzirão um programa de coaching em paralelo com uma intervenção terapêutica.
A maioria dos treinadores e mentores está empenhada em manter os limites profissionais entre coaching e mentoring e as terapias tradicionais e irá colaborar com os terapeutas quando um cliente requerer esta forma de intervenção.
As terapias tradicionais, psicologia e aconselhamento e sua relação com o coaching
Ao contrário da crença popular, a terapia não é “voltada para trás” e não está de acordo com o estereótipo de passar 20 anos em sessões semanais para discutir experiências da infância. Veja um Guia de Psicologia e sua Prática para uma visão mais realista e moderna do que a psicologia clínica e as terapias têm a oferecer.
Terapia é, se alguma coisa, uma extensão do que acontece em um relacionamento de coaching, é focada para a frente e visa a melhoria da vida ou aprimoramento. Trata-se de avançar e libertar-se de problemas e problemas que impediram as pessoas de obter tudo o que puderam de suas vidas. Outro equívoco popular é que, para se submeter à terapia, é preciso ser “louco” ou “neurótico”, o que não é o caso.
A terapia também é limitada no tempo e baseada em uma avaliação das necessidades. Hoje é muito raro encontrar terapias que envolvam intervenções abertas que duram por muitos anos. Os terapeutas são altamente treinados, com 4 anos de treinamento de graduação em tempo integral, seguidos por 1 a 2 anos de estudo de pós-graduação em período integral e de 3 a 5 horas de prática supervisionada em tempo integral antes de serem considerados “qualificados”. Terapeutas, conselheiros e psicólogos clínicos geralmente devem se engajar em supervisão profissional durante toda a sua carreira para garantir que um alto padrão seja mantido. Psicólogos que aplicam abordagens terapêuticas também são eticamente e profissionalmente obrigados a trabalhar com clientes somente se o valor mensurável puder ser demonstrado, isso significa que, se as pessoas realmente não precisam de terapia, não é ético que os provedores continuem prestando os serviços.
Por causa dessa relação entre coaching e psicologia e as terapias, alguns profissionais que oferecem serviços de coaching são, na verdade, terapeutas, conselheiros ou psicólogos. Isso significa que é possível oferecer o nível apropriado de serviço, dependendo das necessidades imediatas e das preferências do cliente.
É cada vez mais comum que os títulos como “psicologia positiva” ou “psicologia de treinamento” tornem mais fácil para os clientes encontrar prestadores de serviços que tenham um foco psicológico em seu trabalho como coach.
Qualquer pessoa que busque a melhoria da vida e que esteja disposta a trabalhar nas questões mais profundas poderia se beneficiar da contratação de um coach ou mentor que tenha experiência terapêutica tradicional em primeira instância. Se o cliente não tiver certeza do tipo de serviço que mais o beneficiaria, ele deve ser incentivado a garantir uma avaliação profissional por um provedor adequadamente qualificado.
Em alguns países, como no Brasil, existe regulamentação do governo para os psicólogos. Um pequeno número de títulos restritos foram identificados pelo governo com a finalidade de garantir que o público possa ter certeza de que qualquer profissional que use esses títulos esteja devidamente registrado no marco regulatório.
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